quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Aprendendo inglês pelo Twitter

Fala pessoal!!

Como vocês estão após o feriadão? O meu feriado foi muito tranquilo e com várias coisas bacanas. Ontem à noite, por exemplo, participei de um Twitcam com o tradutor Ulisses Wehby, do blog Tecla SAP. Foi um "encontro" extremamente proveitoso, com aproximadamente 30 pessoas falando sobre inglês e tradução (bom demais!!). Caso tenham interesse, confira um trecho da "conversa" clicando aqui:

Aproveitando a deixa sobre o Tecla SAP, no ano passado publiquei um texto no site do Planeta Educação chamado "Aprendendo Inglês Pelo Twitter", onde citei o perfil do Tecla SAP no twitter como uma das formas de adquirir conhecimentos sobre a língua inglesa. Para a minha surpresa, logo em seguida o Ulisses publicou um texto no seu blog, justamente falando sobre o twitter e comentando a respeito do artigo que eu havia publicado. Fiquei muito feliz com a citação (valeu Ulisses).

Agora, para finalizar o post, publico aqui também o artigo "Aprendendo inglês pelo Twitter". Espero que gostem!

________________________________________________________________


Aprendendo inglês pelo Twitter
Como usar esta nova tecnologia em seu benefício


Qual é o maior fenômeno da internet atualmente? Orkut? Facebook? You Tube? My Space? Todos esses websites já tiveram (ou ainda estão tendo) seu período de febre entre os usuários da rede mundial de computadores. Porém, nenhum deles pode ser comparado à crescente popularidade do Twitter “uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviarem e lerem atualizações de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web ou por SMS. As atualizações são exibidas no perfil do usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários que tenham assinado para recebê-las”¹.

Muitas pessoas ainda acreditam que o Twitter é apenas mais uma ferramenta utilizada por pessoas desocupadas, que passam o dia se divertindo à frente de um computador. Porém, não é preciso muita pesquisa para perceber que grandes empresas multinacionais também estão aderindo à febre e utilizando essa ferramenta para estreitar o contato com os clientes ou para aumentar sua publicidade. A Starbucks, por exemplo, praticamente aboliu a famosa “caixa de sugestões” e passou a receber as mensagens por meio dos seus seguidores online.

No ramo da educação, a situação é muito semelhante, pois por meio do Twitter é possível compilar em apenas uma página, mensagens recebidas diretamente de grandes empresas como a
Revista Nova Escola, o IG Educação, o BBC Education, o Education.com, o Discovery Education e até mesmo do site Planeta Educação (com suas novidades postadas em tempo real). Dessa forma, o professor poupará o tempo gasto para pesquisar notícias, planos de aula, dicas de pronúncia, artigos etc., pois passará a recebê-los diretamente na sua página de entrada.

Outra ótima indicação é o Twitter do site
Tecla SAP, que conta com a colaboração de nomes como Jack Scholes, Ron Martinez e José Roberto A. Igreja, postando diariamente conteúdos relacionados a falsos cognatos, gírias, expressões idiomáticas, phrasal verbs, erros comuns ou exercícios. Todos os dias aprendo algo novo com esse pessoal. Aliás, acabei de descobrir que “Engineer”, além de significar “Engenheiro”, também representa outra profissão não tão comum. Para descobrir o outro significado dessa palavra, acesse o Twitter ou o site oficial do “Tecla SAP” e confira.

Com essas rápidas sugestões de contatos via Twitter, ampliaremos nossas oportunidades de crescimento como professores da língua, compartilhando informações e conhecimentos com pessoas de todo o Brasil e, quem sabe, de todo o mundo. Para uma breve explicação sobre o que é o Twitter, acesse o vídeo
Twitter in Plain English e também o artigo "Na trilha do Twitter", no Blog "Escolhendo a Pílula Vermelha".

-----------
¹ Texto retirado do site
www.wikipedia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário