segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Bullying: seja contra essa idéia

Atualmente, um dos assuntos mais comentados pela mídia e pela sociedade de todo o mundo é o “bullying”, uma forma de abuso emocional, verbal ou físico, praticado por um indivíduo (bully – valentão) ou um grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar outro(s) indivíduo(s).


Na semana passada – por exemplo – a página principal do UOL deu destaque a uma publicação da Folha.com a respeito da entrevista que Susan Boyle concedeu à Oprah Winfrey em seu programa. Entre outros assuntos, Boyle afirmou que foi vítima de bullying no colégio, sendo – inclusive – queimada com cigarros pelos seus “colegas”. 


Aliás, ironia do destino ou não, foi justamente um caso de bullying que fez a carreira de Susan Boyle despontar. Com todo o respeito, se ela não tivesse aquela aparência simples da sua apresentação no “Britain's Got Talent” (ao lado), ela jamais teria sido tratada de forma irônica pelos jurados e não teria virado um hit da internet. Ou teria?


Aproveito o momento para comentar sobre o filme espanhol também intitulado “Bullying” que, como já é de se esperar, está longe de ter a qualidade dos filmes “hollywoodianos” (algo que – na minha opinião – é tolerável). Infelizmente, o maior problema do filme gira em torno dos exageros cometidos pelos “bullies”, que não se contentam em abusar do aluno Jordi (Albert Carbó) apenas no ambiente escolar, também o perseguindo em sua casa e fazendo seu cachorro de vítima. Por mais cruel que os bullies sejam, prefiro não acreditar que as pessoas cheguem ao ponto abordado no filme. Caso tenham interesse, confiram um trailer do filme clicando aqui.

Para conhecer mais a respeito do assunto, indico a todos o site do programa Altas Horas (apresentado pelo grande Serginho Groisman), que tem feito uma ótima campanha contra o Bullying no Brasil. Recomendo!


Um comentário:

  1. Show de bola seu artigo! Se criança praticando bullying já é complicado, o que dirá de adultos (como com Susan Boyle.

    Grande abraço, boa dica!

    ResponderExcluir